"Todo o conteúdo desta página está registrado em nome da autora, com os devidos fins legais."

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Comentário sobre a moda

A moda é incrível!
Já ouvi muita gente dizer que não há nada mais superficial do que a moda. Coitado de quem não percebe sua "complexidade" e sua fascinante tradução dos tempos.
Refletindo crenças, comportamentos sociais, estado de espírito, posição social e também o desejo de beleza; podemos ao longo da história através das vestimentas identificar o período pelo qual aquela sociedade passava, que tipo de vida levava e até o que sentia.
Esse desenho do momento faz parte da natureza humana, o homem na angústia natural de expresar suas necessidades, seus sentimentos e suas crenças, acaba na maioria das vezes colocando isso no modo como se veste e como é da natureza humana deixa-se também, influenciar por uma necessidade coletiva (toda sociedade é um coletivo com diversas coisas em comum), o que dá origem a moda.
A moda não é algo que se deve temer, sua forma não é uma ditadura, mesmo tendo sido imposta num passado longínquo, ela continua refletindo diversos coletivos e cada um se encaixa nela de uma maneira muito pessoal e isso é o tão famoso "ser fashion", você num todo não copia, você se auto reflete e usa o todo como ferramenta para isso, e essa é sempre evolutiva, trazendo novas visões, transformando coisas do passado e renovando sempre. Assim como a caminhada de cada um na vida deve ser evolutiva, devemos refletir no modo que nos vestimos essa evolução também.
Hoje olhando para as "novas tendências", posso dizer que a sociedade busca a beleza e o conforto em tecidos leves, coloridos, o homem quer flutuar no mundo, quer ser mais colorido, quer estar mais livre, quer respeitar o planeta usando coisas recicláveis e quer explorar mais ainda sua criatividade - é como tentar deixar seu espírito em comunhão com a Terra.
E isso é moda, isso é ser fashion, isso é estar bonito (lembrando que a beleza externa depende da interna) - fazer parte de um todo sem se anular.

Nenhum comentário: