É patético ver a ignorância mundial, e só me atrevo a usar uma palavra tão generalizada por conta do infeliz número que favorece essa deficiência.
O medo não é apenas o sentimento mais perigoso na balança da vida, masé também um pecado, pois cometê-lo sob certos aspectos leva à hipocrisia crônica e a morte súbita da felicidade própria e alheia.
Quando penso sobre a moral me pergunto qual a dificuldade das pessoas entenderem seu significado real, por que tanto se mistificou algo que é bem mais simples? Essa palavra - moral, ganhou um tamanho tão grande quanto a ignorância que a cerca.
Se a moral é relativa aos bons stos que devemos ter uns com os outros (e surgiu num tempo em que a liberdade total era vista com outros olhos), seria certo dizer que roubar, matar, destruir - são atos imorais. Os próprios mandamentos bíblicos e os pecados capitais, que surgiram bem mais a frente, são parte ou sinônimos de conduta moral, conduta sta que é constantemente deturpada por mentes que temem o julgamento alheio, gente que se esconde num modo falso de "vida correta", cujos pensamentos e idéias são superficiais e moldados por comandantes de um exército cuja causa é anular. Os nulos são mais manipuláveis e osespertos de ganância exacerbada sabem disso.
Na verdade, não sei mais se é correto usarmos essa palavra, moral, já que foi tão mal interpretada, mal usada pela história e pelas fraquezas humanas, tanto que se fala mais da falsa moral do que da verdadeira - esquecida.
Evitar, encriminar, julgar e maltratar a ação do outro sem conhecê-la; encher a pequena visão de pré-conceitos por não conseguir conceituar nada e pior que isso, não conseguir entender nada. Pessoas assim sempre tem o mesmo tipo de resposta para as perguntas: Porque sim! Porque não. Porque é o certo. Sempre foi assim.Porque é esquisito, é estranho. Isso é errado. Mas não conseguem se apronfundar, dar motivos reais, as frases são curtas porque o pensamento é limitado e acreditem - muitos não sabem pensar. Infelizmente a maioria não se libertadesse mal.
E no fim das contas a grande imoralidade do mundo é a ignorância das pessoas cuja cegueira não lhes permite enxergar mais que um palmo de luz e essa talvez seja o maior e iminente pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário